Avaliação física, atividade física e qualidade de vida: combinando aspectos eficazes para a saúde

A avaliação física contribui para estimar diversos aspectos da saúde corporal. Uma avaliação de qualidade associada com uma atividade física adequada pode auxiliar na direção de uma melhor qualidade de vida.
O tempo todo estamos em movimento. As atividades do dia-a-dia exigem e consomem as nossas energias. Quando não condicionamos o corpo e a mente para enfrentar o cotidiano, o resultado pode ser o desgaste corporal, a exaustão mental e, consequentemente, o aparecimento de doenças físicas e emocionais.
A atividade física é a principal ferramenta para preparar o corpo e ativar a mente para as tarefas que precisamos vivenciar. Entretanto, para que seja eficiente, a atividade necessita de orientação e prescrição adequadas, além de ser oferecida por profissionais qualificados. O profissional responsável por esse trabalho é o educador físico e, no campo de atuação na área da saúde, uma das suas funções consiste em avaliar o praticante antes, durante e depois de um plano de atividades.
Costumamos dizer que um programa de atividade física não é uma “receita de bolo”. O mesmo exercício aplicado para duas pessoas com idades e biotipos diferentes raramente tem o mesmo efeito nos seus corpos. Por isso, uma das principais teorias do treinamento físico está pautada no princípio da individualidade. Essa teoria afirma que cada praticante possui suas próprias características morfológicas, físicas e estruturais, o que significa dizer que cada corpo deve ser olhado, compreendido e trabalhado de acordo com a sua singularidade.
E é nesse aspecto que a avaliação física se coloca como parte essencial no planejamento. O princípio da individualidade aponta para a necessidade da realização de uma adequada avaliação física antes da prescrição e realização de qualquer exercício ou atividade física. A prática de exercícios sem prévia avaliação das condições físicas coloca em risco a saúde e o bem-estar do praticante, o que a torna, portanto, indispensável para a elaboração de um apropriado e eficiente programa de exercícios.
A partir dessa área de conhecimento, o Instituto de Avaliação Física e Saúde La Bonne Santé abre suas portas para oferecer diferentes tipos de avaliações físicas para aqueles que já praticam alguma modalidade esportiva ou atividade física e também para aqueles que pretendem abandonar o sedentarismo e buscar uma melhor qualidade de vida.
A avaliação física mensura componentes corporais como porcentagem de massa muscular e massa de gordura, contribuindo de forma mais fidedigna para uma análise da massa corporal total. Os dados da avaliação ajudam a observar e analisar aspectos da saúde de um indivíduo, sua evolução a partir da prática de atividade física adequada, além de compreender possíveis modificações causadas pelo crescimento ou envelhecimento.
Além disso, a avaliação auxilia na proposição de caminhos assertivos, estimulando o indivíduo a continuar mantendo um ritmo de atividade com frequência e volume apropriados. Para os indivíduos iniciantes, é um valioso instrumento para começar a adotar um estilo de vida saudável, motivando-os a alcançar uma melhora no seu estado de saúde atual.
O acompanhamento do progresso que uma adequada avaliação física proporciona, auxilia na motivação e no prazer para continuar a movimentar o corpo, preparando-o e capacitando-o para a aquisição de uma relação entre corpo e mente cada vez mais saudável.