Ergonomia e qualidade de vida

ERGONOMIA FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA: APLICAÇÕES PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO POSTURAL E AVALIAÇÃO FUNCIONAL
O conceito de Ergonomia se relaciona ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema (IEA, 2000). Pensar em ergonomia é pensar em planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, além de postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas com o objetivo de tornarem-se compatíveis às necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
O conceito de ergonomia física está relacionado às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. E pensar em avaliação física no contexto da ergonomia é essencial. Estudos sobre a postura e o movimento humano contribuem efetivamente para o alcance de uma melhor qualidade de vida e bem-estar, influenciando enfim na saúde física e mental dos indivíduos.
O minicurso “Ergonomia Física e Qualidade de Vida: Aplicações Práticas da Avaliação Postural e Avaliação Funcional” tem como objetivo apresentar e debater sobre recentes estudos sobre avaliação postural e funcional, buscando melhorar a qualidade de vida através de um trabalho holístico e ergonômico. Melhorar elementos posturais e o padrão de movimento auxiliam tanto no enriquecimento da qualidade de vida, quanto no desenvolvimento da performance em exercícios físicos.
Nesse curso vamos apresentar testes e procedimentos de como realizar uma avaliação postural e funcional, apresentando elementos práticos e teóricos que possam auxiliar na atuação profissional de educadores físicos e fisioterapeutas, buscando compreender a importância da ergonomia física para a obtenção da melhor qualidade de vida.